Antes de fazer o piercing é recomendado ter a caderneta de vacinação atualizada, especialmente as vacinas do tétano e da hepatite, pois procedimentos que envolvem o corte da pele carregam um maior risco de provocar doenças infecciosas.
Depois de fazer o piercing, é normal o local ficar dolorido, inchado e avermelhado durante os primeiros dias. Nesse período é importante manter o local do piercing sempre limpo e seco para evitar uma infecção e também garantir que a cicatrização aconteça da melhor forma possível.
Para evitar que isso aconteça e que cicatrize da melhor forma, é importante ter alguns cuidados como:
Embora as dicas de limpeza do piercing possam ser usadas em qualquer parte do corpo, cada local precisa de cuidados especiais, que incluem:
O tempo de cicatrização total do piercing depende muito da zona. Após esse tempo é possível substituir o piercing colocado na loja, por outro menor e de material antialérgico.
Mesmo tendo todos os cuidados ao limpar o piercing, podem surgir alguns sinais que indicam que a pele em volta está inflamada ou com uma infeção, como inchaço no local, dor intensa, vermelhidão intensa, sangramento ou presença de pus.
Nesses casos, é aconselhado ir a uma unidade de saúde ou procurar o seu profissional de Body Piercing. O tratamento depende da gravidade da infecção, podendo ser necessário o uso de analgésicos ou de antibióticos.
Mesmo tendo todos os cuidados ao limpar o piercing, podem surgir alguns sinais que indicam que a pele em volta está ficar inflamada ou com uma infeção, como inchaço no local, dor intensa, vermelhidão intensa, sangramento ou presença de pus.
Nesses casos, é aconselhado ir a uma unidade de saúde, para que possa ser feito o tratamento adequado por um médico ou enfermeiro. O tratamento depende da gravidade da infeção, podendo ser necessário o uso de analgésicos ou de antibióticos.
É importante ter atenção e cuidado ao decidir colocar o piercing, pois em alguns casos pode provocar reação alérgica, principalmente quando o piercing é de níquel, levando à comichão, vermelhão e dor no local. Além disso, quando os piercings não são limpos devidamente, principalmente no primeiro mês, há risco de infeção, o que pode ser bastante grave.
Algumas pessoas possuem maior tendência para formar queloides, que corresponde a uma cicatriz mais saliente do que o normal, e, por isso, a colocação do piercing pode favorecer ao aparecimento de cicatrizes.
Em casos mais raros e graves, o uso do piercing pode provocar endocardite, que é a inflamação do tecido que reveste o coração e que é provocada pelo espalhamento de bactérias pela corrente sanguínea, que podem ter entrado no organismo por meio do local do piercing inflamado, que acabam por atingir o coração, colocando a vida da pessoa em risco.